A oficina de
brinquedos ópticos aconteceu na Escola Plácido Aderaldo Castelo, nas
sextas-feiras do mês de setembro. A oficina buscou inserir os alunos no
processo de animação, trabalhando com a construção da ideia de imagem em
movimento através da montagem de brinquedos ópticos e da apresentação desse
material como precursor do cinema.
A oficina se
deu em dois momentos divididos em três encontros. No primeiro momento buscou-se
apresentar de forma prática de que modo se da a persistência retiniana, através
da montagem de três brinquedos ópticos. No segundo momento foi apresentado um
resgate histórico dos brinquedos e de que modo eles influenciaram na invenção
do cinema.
No primeiro
dia os alunos foram instruídos a montar um taumatrópio e um filioscópio, aliado
a montagem foi exposta a construção do movimento e de que modo o nosso olho
enxerga esse movimento.
No segundo dia
iniciamos a montagem de um zootrópio, levamos para a escola moldes das peças do
brinquedo e exemplos de desenhos que poderiam ser colocados nele. Foi pedido
que eles tentassem fazer em casa desenhos simples que pudessem ser usados no
brinquedo na aula seguinte.
No terceiro
dia iniciamos a aula com a apresentação da história dos brinquedos ópticos. Foi
feito, também, um experimento com a ideia da persistência retiniana: uma imagem
foi colocada no projetor, os alunos deveriam olhá-la e em seguida tentar ver
esta imagem na parede. Fizemos também a montagem de um Gif por meio de fotografias
tiradas em sequencia de um dos alunos. E para finalizar a oficina terminamos a
montagem do zootrópio.
 






 
 
 
 
 
 
 
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