
   Dando continuidade aos trabalhos
desenvolvidos na E.E.F.M. Ubirajara Índio do Ceará – Conj. Ceará, num primeiro
momento propomos uma discussão sobre quais os contextos em que os alunos
estavam inseridos e qual as relações deles com: histórias vividas por eles,
histórias ouvidas por alguém – poderiam ser reais ou ficcionais e, por fim,
como essas histórias que eles escreveram poderiam conversar e se relacionarem
mesmo que escritas por pessoas diferentes, contextos, ideias e situações divergentes.
Finalizamos a aula escolhendo 3 (três) histórias aleatórias e lemos em voz alta
e pedimos que eles observassem alguns elementos que foram apresentados
anteriormente na aula teórica sobre as narrativas (personagens, contextos,
clímax, entre outros) e como seria possível a união das 3 histórias
compartilhadas.
 

    No encontro seguinte,  a “Jornada do heroi” de Christopher  Vogler foi apresentada como uma estrutura
possível para construir narrativas visuais, para a prática, junto com todos os
alunos escolhemos quem seria o personagem principal da nossa narrativa e o
contexto em que ele(a) estaria inserido(a). A partir disso, dividimos as turmas
em pequenos grupos onde cada dupla ou trio ficaram responsáveis por escrever um
tópico da estrutura da jornada do heroi de uma única narrativa. No final do
encontro, recolhemos os textos escritos, lemos juntos para analisarmos e começarmos
a tentar visualisar comO poderemos desenvolver visualmente a narrativa que
eles estão escrevendo.
 
 
0 comentários :