MÓDULO DE ARTE OBJETUAL
Bolsistas (ID): Matheus Matos, Raquel Santos, Brenda Kelvya, Beatriz Mattos, 
Henrique Haroldo.
Conteúdo Programático:
Introdução a arte objetual
O objeto religioso (ex-votos)
Produção de amuletos com objetos e coisas orgânicas
O objeto mágico na mitologia e na cultura pop
Produção de máscaras a partir de objetos.
Aconteceu no dia 7 de novembro de 2017 a primeira oficina 
do módulo de arte objetual na escola dr. Ubirajara, ministrada 
pelos bolsistas ID que atuam nos dias de terça e quinta feira.
Recebemos alguns alunos dos 1° anos E e F, do turno da tarde, 
que se voluntariaram a participar.
A priori, assistimos a um documentário acerca de Arthur Bispo 
do Rosário, o qual mostrava parte da produção de objetos do 
artista dentro do contexto da colônia psiquiátrica onde o mesmo 
ficou internado. Vimos também obras de Farnesi de Andrade e 
de Élida Tessler. 
Conversamos com os alunos sobre os trabalhos exibidos e sobre 
a importância das ideias e dos conceitos por trás deles.
Antes de começar a prática, sugerimos que os estudantes 
pensassem num conceito para seus objetos, algo que quisessem 
comunicar ou expressar. Utilizamos objetos reutilizáveis para a produção.
Ao terminarem, os alunos escreveram sobre o que haviam criado.
 Por fim, cada um deles apresentou aos colegas e bolsistas presentes 
o seu trabalho e a ideia imbuída nele.
A segunda oficina se deu no dia 9 de novembro de 2017. 
Baseando-nos na premissa de objetos de devoção religiosa, 
especialmente os ex votos, bastante comuns no estado do Ceará, 
e em seu caráter subjetivo e de comunicação de experiências 
pessoais, propomos a criação de objetos que fizessem referência 
a alguma memória agradável dos alunos. Após a produção, os 
estudantes escreveram sobre e apresentaram os seus trabalhos.
Ao mesmo tempo em que parte dos bolsistas id ficou responsável 
pela oficina, outra estava na turma do 1° ano E, propondo que os 
estudantes escrevessem em poucas linhas sobre suas experiências 
com o PIBID na escola. Os textos foram agrupados e colados numa 
cartolina.
Ao final, fizemos uma ação em prol da permanência do programa. 
Juntamos os objetos produzidos na oficina e o cartaz e construímos 
uma espécie de altar, em referência aos ex-votos. 
A terceira oficina se deu dia 14 de novembro de 2017. O exercício 
foi produzir amuletos a partir de coisas orgânicas e objetos. Mostramos 
exemplos de trabalhos feitos pelos próprios bolsistas. Depois, saímos 
de sala com os alunos a procura de material orgânico na parte aberta 
da escola.
A produção de deu em sala. Ao final, os alunos escreveram e fizeram 
uma apresentação oral sobre seus trabalhos.
A quarta oficina aconteceu no dia 16 de novembro de 2017. Pensando 
no grande número de objetos mágicos presentes tanto na mitologia, 
no folclore, quanto na cultura pop, os alunos fizeram um exercício de 
imaginação onde o objetivo era criar um objeto e dar-lhe em seguida 
algum atributo mágico.
À produção poética, seguiu-se a escrita reflexiva e a apresentação 
oral do trabalho.
OFICINA DE MÁSCARAS
Nos dias 21 de novembro e 12 de dezembro aconteceu a 
oficina de máscaras com a turma do 1° ano E.
Levamos exemplos de máscaras para ilustrar as possibilidades 
de se trabalhar com o material disponível (prato de papelão, 
objetos reutilizáveis, tecidos, tinta, etc.). Alguns alunos tiveram 
a ideia de reproduzir máscaras africanas por conta do Dia da 
Consciência Negra. 
Observamos que tanto o processo quanto o produto final foram 
bem interessantes.
 





















 
 
 
 
 
 
 
0 comentários :