Plano de Curso para o segundo semestre de 2017 na Escola Ubirajara feito pelos bolsistas Henrique Haroldo, Beatriz Mattos, Raquel Santos e Matheus Matos.
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID
SUBPROJETO ARTES VISUAIS
Escola de Ensino Fundamental e Médio Dr. Índio Ubirajara do Ceará
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Ensino Fundamental e Médio | 
Série/Ano: Mistos | 
Carga Horária Semanal: 12hs  | 
Carga Horária Total:  | 
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Bloco Conteúdos    
2º Módulo - Arte Objetual e Arte Conceitual | 
Cronograma Semestral 
29/08/2017 a 26/10/2017  | 
PLANO  GERAL - MÓDULO 2  
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Objetivos   
Refletir sobre a importância da arte contemporânea com base nas relações estabelecidas cotidianamente com o espaço, percebendo-o como suporte para a expressão de sentimentos e ideias, desenvolver a criatividade e a percepção estética e reconhecer a relevância da cultura ancestral e da cultura popular em diferentes contextos. | 
Conteúdo Programático 
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Materiais e Mídias     
 
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- PLANO ESPECÍFICO LAPIM (Oficinas de Artes Visuais)
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Encontros | 
Conteúdo | 
Introdução | 
Desenvolvimento | 
Conclusão | 
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05/09 | 
Teoria Geral do Grafite | 
Apresentação  de slides sobre a Arte Urbana. | 
Comentar os artistas e obras que estão nos slides. | 
Apreensão do conteúdo dado. | 
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12/09 | 
Roda de conversa sobre a vivência dos alunos. | 
Conversação sobre a percepção do cotidiano. | 
Levantar o diálogo sobre o dia-a-dia dos alunos. | 
Percepção dos questionamentos relevantes no cotidiano. | 
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14/09 | 
Desenho e corte stencils. | 
Demonstração de como se faz stencil. | 
Incentivar a produzir desenhos baseados nas discussões. | 
Produção de desenhos para stencil. | 
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19/09 | 
Finalizar stencils e aplicar. | 
Demonstração de como se finaliza e aplica stencils. | 
Ensinar como cortar o stencil e usar tinta spray. | 
Finalização do corte do stencil e demonstração de como aplicar. | 
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21/09 | 
Aplicação em diferentes suportes. | 
Demonstração de como aplicar stencils. | 
Ensinar como aplicar stencil em camisas, muros e outros suportes. | 
Aplicação de stencil. | 
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26/09 | 
Conceitos simples de Desenho no Campo Expandido. | 
Discussão sobre as diferentes possibilidades do desenho, variando sua forma e suporte | 
Trabalhar o desenho com linhas de costura e cola a fim de testar as possibilidades do desenho no suporte e espaço. | 
Observação das obras, analisando nos resultados as possibilidades do desenho além dos suportes usuais. | 
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28/09 | 
Desenho no Campo Expandido, efemeridade. 
linha solta em cima do papel | 
Atividade de desenho 
com linha e discussão sobre a efemeridade na Arte Contemporânea.  | 
Aplicar o desenho com linhas de costura a fim de testar as possibilidades do desenho e percebê-lo como efêmero.  | 
Conclusão da efemeridade e da frustração como potencial artístico contemporâneo | 
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03/10 | 
Desenho com sementes. | 
Atividade de desenho 
com sementes e discussão sobre a efemeridade na Arte Contemporânea.  | 
Aplicar o desenho com sementes a fim de testar as possibilidades do desenho e percebê-lo como efêmero.  | 
Percepção de outros materiais como possíveis para se desenhar, traçando um paralelo entre as sementes e o ponto. | 
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05/10 | 
Desenho/bordado no Campo Expandido usando espaços ativos da escola.  | 
Atividade de Desenho com tiras de tecido entrelaçadas em grades. | 
Utilizar grades da escola para realizar  desenhos com tiras de tecido passadas por suas aberturas. | 
Percepção da escola como meio a se apropriar, como as grades que foram suporte para o desenho e fazendo uma relação com a técnica de bordado. | 
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10/10 | 
Desenho Abstrato no Campo Expandido e seus potenciais de pertencimento.  | 
Explicação do desenho no campo expandido como extensão dos seus sentimentos. | 
Traçar trajetos que serão demarcados pelo entrelaçar de barbantes pela escola. | 
Conversação sobre os resultados observados na colocação e interação dos alunos da tarde com a obra. | 
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17/10 | 
O objeto religioso: Ex votos. | 
Breve explanação sobre o que é o “ex voto”, com exemplificação por meio de imagens. | 
criação de objeto com base na premissa dos ex votos. | 
elaboração de texto sobre o objeto criado e alocação dos mesmos no espaço escolar. | 
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19/10 | 
O objeto mágico: mitologia e cultura pop | 
Breve conversa sobre diferentes objetos mágicos e místicos em diferentes mitologias e na cultura pop, com exemplificação por meio de imagens | 
criação de objeto com atributos mágicos. | 
elaboração de texto sobre o objeto criado, contendo seu nome e seu atributo mágico. | 
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24/10 | 
Oficina de criação de máscara - parte 1 | 
Exibição de imagens de máscaras em diferentes culturas. | 
Apresentação dos materiais e ensino de técnica. | 
Construção das máscaras. | 
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26/10 | 
Oficina de criação de máscara - parte 2 | 
Continuação da construção das máscaras. | 
Continuação da construção das máscaras.  | 
Continuação da construção das máscaras. | 
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31/10 | 
Oficina de criação de máscara - parte 3 | 
Acabamento e pintura das máscaras. | 
Concepção de personagens para as máscaras: cada máscara deverá representar um deus ou criatura sobrenatural concebido pelos alunos.  | 
Elaboração de texto sobre a máscara, contendo as características e atributos dos personagens concebidos para as mesmas. | 
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07/11 | 
Apresentação e contextualização da performance. | 
Qual o conceito de performance? | 
Mostrar exemplos de performances | 
Discutir com os alunos sobre o que entenderam e sentiram | 
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09/11 | 
Percepção do corpo como meio performático. | 
Experimentações com corpos e Objetos | 
Experimentar o corpo e o espaço, entendendo a potencialidade dos mesmo. | 
Percepção da relação corpo-espaço e do corpo como suporte artístico. | 
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14/11 | 
Apresentação de performance de outros artistas. | 
Releituras de performances conhecidas | 
Desenvolver um entendimento da performance dos artistas apresentados. | 
Compreensão da poética de outros performers e entender como foi para eles fazer aquela performance. | 
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16/11 | 
Poética individual aplicada na performance. | 
Montagem a performance de cada aluno | 
Pensar a sua poética individual utilizando a linguagem da performance. | 
Elaboração da performance autoral. | 
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21/11 | 
Finalização do conceito e prática de performance. | 
Fechar a montagem da performance de cada aluno. | 
Desenvolver e apresentar sua performance. | 
Compreensão da performance como linguagem e meio de expressão. | 
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23/11 | 
Montagem da exposição | 
Discussão sobre como se monta uma exposição | 
Mostrar exemplos de montagem de exposição | 
Questionar se há alguma dúvida. | 
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28/11 | 
Montagem da exposição | 
Fazer curadoria dos trabalhos já realizados | 
Pensar quais trabalhos serão apresentados e por que. | 
Colocar a importância dessas apresentações. | 
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30/11 | 
Montagem da exposição | 
Fazer curadoria dos trabalhos já realizados | 
Pensar qual o espaço da escola será utilizado para expor os trabalhos | 
Chamar atenção para a visibilidade e durabilidade dos trabalhos expostos. | 
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05/12 | 
Montagem da exposição | 
Montar suportes para apresentar os trabalhos, se necessário. | ||
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07/12 | 
Montagem da exposição | 
Montar suportes para apresentar os trabalhos, se necessário. | ||
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12/12 | 
Exposição | 
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14/12 | 
Exposição | 
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19/12 | 
Exposição | 
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21/12 | 
Exposição | 
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- ESTRATÉGIAS ESPECÍFICAS ou INTERDISCIPLINARES
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- AVALIAÇÃO
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Dar-se-á através de Portfólio, processo de desenvolvimento do aluno levando em conta sua participação, frequência, cooperação e exposição de trabalhos.   | 
- REFERÊNCIAS
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OSTROWER, F. Universos da Arte. 24. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 
ernandes 
GITAHY, Celso. O que é graffiti? São Paulo: Brasiliense, 1999. Coleção primeiros passos. 
HERNANDEZ, F. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. 1. ed. Artmed, 2000. 
MEIRA, Beá… [et al.]. Projeto Mosaico: arte: ensino fundamental - 1. ed. - São Paulo: Scipione, 2015 
SIMON, M. F. Del arte objetual al arte de concepto. 1. ed. - Espanha, Akal Ediciones, 1997. 
ZONNO, Fabiola do Valle. CAMPO AMPLIADO - DESAFIOS À REFLEXÃO CONTEMPORÂNEA. Disponível em: <http://www.unicamp.br/chaa/eha/atas/2008/ZONNO,%20Fabiola%20do%20Valle%20-%20IVEHA.pdf>. Campinhas: UNICAMP. 
VIVEUVI. PERFORMANCE É ARTE? #VIVIEUVI. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=plIKtCKb3dA&t=75shttps://www.youtube.com/watch?v=plIKtCKb3dA&t=75s>. Acesso em: 25 agosto 2017. | 
 
 
 
 
 
 
 
 
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