Plano de Curso para o segundo semestre de 2017 na Escola Ubirajara feito pelos bolsistas Henrique Haroldo, Beatriz Mattos, Raquel Santos e Matheus Matos.
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID
SUBPROJETO ARTES VISUAIS
Escola de Ensino Fundamental e Médio Dr. Índio Ubirajara do Ceará
Ensino Fundamental e Médio
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Série/Ano: Mistos
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Carga Horária Semanal: 12hs
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Carga Horária Total:
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Bloco Conteúdos
2º Módulo - Arte Objetual e Arte Conceitual
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Cronograma Semestral
29/08/2017 a 26/10/2017
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PLANO GERAL - MÓDULO 2
Objetivos
Refletir sobre a importância da arte contemporânea com base nas relações estabelecidas cotidianamente com o espaço, percebendo-o como suporte para a expressão de sentimentos e ideias, desenvolver a criatividade e a percepção estética e reconhecer a relevância da cultura ancestral e da cultura popular em diferentes contextos.
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Conteúdo Programático
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Materiais e Mídias
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- PLANO ESPECÍFICO LAPIM (Oficinas de Artes Visuais)
Encontros
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Conteúdo
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Introdução
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Desenvolvimento
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Conclusão
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05/09
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Teoria Geral do Grafite
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Apresentação de slides sobre a Arte Urbana.
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Comentar os artistas e obras que estão nos slides.
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Apreensão do conteúdo dado.
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12/09
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Roda de conversa sobre a vivência dos alunos.
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Conversação sobre a percepção do cotidiano.
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Levantar o diálogo sobre o dia-a-dia dos alunos.
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Percepção dos questionamentos relevantes no cotidiano.
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14/09
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Desenho e corte stencils.
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Demonstração de como se faz stencil.
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Incentivar a produzir desenhos baseados nas discussões.
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Produção de desenhos para stencil.
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19/09
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Finalizar stencils e aplicar.
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Demonstração de como se finaliza e aplica stencils.
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Ensinar como cortar o stencil e usar tinta spray.
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Finalização do corte do stencil e demonstração de como aplicar.
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21/09
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Aplicação em diferentes suportes.
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Demonstração de como aplicar stencils.
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Ensinar como aplicar stencil em camisas, muros e outros suportes.
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Aplicação de stencil.
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26/09
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Conceitos simples de Desenho no Campo Expandido.
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Discussão sobre as diferentes possibilidades do desenho, variando sua forma e suporte
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Trabalhar o desenho com linhas de costura e cola a fim de testar as possibilidades do desenho no suporte e espaço.
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Observação das obras, analisando nos resultados as possibilidades do desenho além dos suportes usuais.
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28/09
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Desenho no Campo Expandido, efemeridade.
linha solta em cima do papel
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Atividade de desenho
com linha e discussão sobre a efemeridade na Arte Contemporânea.
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Aplicar o desenho com linhas de costura a fim de testar as possibilidades do desenho e percebê-lo como efêmero.
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Conclusão da efemeridade e da frustração como potencial artístico contemporâneo
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03/10
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Desenho com sementes.
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Atividade de desenho
com sementes e discussão sobre a efemeridade na Arte Contemporânea.
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Aplicar o desenho com sementes a fim de testar as possibilidades do desenho e percebê-lo como efêmero.
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Percepção de outros materiais como possíveis para se desenhar, traçando um paralelo entre as sementes e o ponto.
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05/10
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Desenho/bordado no Campo Expandido usando espaços ativos da escola.
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Atividade de Desenho com tiras de tecido entrelaçadas em grades.
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Utilizar grades da escola para realizar desenhos com tiras de tecido passadas por suas aberturas.
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Percepção da escola como meio a se apropriar, como as grades que foram suporte para o desenho e fazendo uma relação com a técnica de bordado.
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10/10
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Desenho Abstrato no Campo Expandido e seus potenciais de pertencimento.
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Explicação do desenho no campo expandido como extensão dos seus sentimentos.
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Traçar trajetos que serão demarcados pelo entrelaçar de barbantes pela escola.
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Conversação sobre os resultados observados na colocação e interação dos alunos da tarde com a obra.
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17/10
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O objeto religioso: Ex votos.
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Breve explanação sobre o que é o “ex voto”, com exemplificação por meio de imagens.
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criação de objeto com base na premissa dos ex votos.
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elaboração de texto sobre o objeto criado e alocação dos mesmos no espaço escolar.
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19/10
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O objeto mágico: mitologia e cultura pop
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Breve conversa sobre diferentes objetos mágicos e místicos em diferentes mitologias e na cultura pop, com exemplificação por meio de imagens
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criação de objeto com atributos mágicos.
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elaboração de texto sobre o objeto criado, contendo seu nome e seu atributo mágico.
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24/10
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Oficina de criação de máscara - parte 1
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Exibição de imagens de máscaras em diferentes culturas.
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Apresentação dos materiais e ensino de técnica.
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Construção das máscaras.
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26/10
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Oficina de criação de máscara - parte 2
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Continuação da construção das máscaras.
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Continuação da construção das máscaras.
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Continuação da construção das máscaras.
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31/10
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Oficina de criação de máscara - parte 3
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Acabamento e pintura das máscaras.
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Concepção de personagens para as máscaras: cada máscara deverá representar um deus ou criatura sobrenatural concebido pelos alunos.
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Elaboração de texto sobre a máscara, contendo as características e atributos dos personagens concebidos para as mesmas.
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07/11
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Apresentação e contextualização da performance.
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Qual o conceito de performance?
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Mostrar exemplos de performances
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Discutir com os alunos sobre o que entenderam e sentiram
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09/11
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Percepção do corpo como meio performático.
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Experimentações com corpos e Objetos
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Experimentar o corpo e o espaço, entendendo a potencialidade dos mesmo.
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Percepção da relação corpo-espaço e do corpo como suporte artístico.
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14/11
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Apresentação de performance de outros artistas.
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Releituras de performances conhecidas
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Desenvolver um entendimento da performance dos artistas apresentados.
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Compreensão da poética de outros performers e entender como foi para eles fazer aquela performance.
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16/11
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Poética individual aplicada na performance.
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Montagem a performance de cada aluno
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Pensar a sua poética individual utilizando a linguagem da performance.
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Elaboração da performance autoral.
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21/11
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Finalização do conceito e prática de performance.
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Fechar a montagem da performance de cada aluno.
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Desenvolver e apresentar sua performance.
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Compreensão da performance como linguagem e meio de expressão.
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23/11
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Montagem da exposição
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Discussão sobre como se monta uma exposição
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Mostrar exemplos de montagem de exposição
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Questionar se há alguma dúvida.
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28/11
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Montagem da exposição
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Fazer curadoria dos trabalhos já realizados
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Pensar quais trabalhos serão apresentados e por que.
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Colocar a importância dessas apresentações.
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30/11
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Montagem da exposição
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Fazer curadoria dos trabalhos já realizados
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Pensar qual o espaço da escola será utilizado para expor os trabalhos
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Chamar atenção para a visibilidade e durabilidade dos trabalhos expostos.
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05/12
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Montagem da exposição
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Montar suportes para apresentar os trabalhos, se necessário.
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07/12
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Montagem da exposição
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Montar suportes para apresentar os trabalhos, se necessário.
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12/12
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Exposição
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14/12
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Exposição
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19/12
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Exposição
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21/12
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Exposição
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- ESTRATÉGIAS ESPECÍFICAS ou INTERDISCIPLINARES
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- AVALIAÇÃO
Dar-se-á através de Portfólio, processo de desenvolvimento do aluno levando em conta sua participação, frequência, cooperação e exposição de trabalhos.
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- REFERÊNCIAS
OSTROWER, F. Universos da Arte. 24. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
ernandes
GITAHY, Celso. O que é graffiti? São Paulo: Brasiliense, 1999. Coleção primeiros passos.
HERNANDEZ, F. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. 1. ed. Artmed, 2000.
MEIRA, Beá… [et al.]. Projeto Mosaico: arte: ensino fundamental - 1. ed. - São Paulo: Scipione, 2015
SIMON, M. F. Del arte objetual al arte de concepto. 1. ed. - Espanha, Akal Ediciones, 1997.
ZONNO, Fabiola do Valle. CAMPO AMPLIADO - DESAFIOS À REFLEXÃO CONTEMPORÂNEA. Disponível em: <http://www.unicamp.br/chaa/eha/atas/2008/ZONNO,%20Fabiola%20do%20Valle%20-%20IVEHA.pdf>. Campinhas: UNICAMP.
VIVEUVI. PERFORMANCE É ARTE? #VIVIEUVI. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=plIKtCKb3dA&t=75shttps://www.youtube.com/watch?v=plIKtCKb3dA&t=75s>. Acesso em: 25 agosto 2017.
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