Equipe de bolsistas ID: Mariana Gondim, Maykson Liberato, Natalice Garcia
Escola: E.E.F.M Dr Ubirajara Índio do Ceará
Nossa proposta  foi levar para a E.E.F.M Dr Ubirajara Índio do Ceará, uma experiencia para os alunos, de criação de tirinhas baseadas nas explicações sobre arte figurativa e o uso dos elementos visuais, finalizando a oficina com cada aluno construindo sua própria tirinha no formato de um stencil para ser aplicada no muro da escola.
Começamos a oficina dando um breve histórico sobre histórias em quadrinhos, depois confeccionamos juntos com os alunos um caderno para que eles pudessem usar no decorrer das aulas, nos outros dias seguimos com as explicações de cada elemento visual, usamos a metodologia da qual fizemos uma explicação teórica e depois usamos tirinhas de vários artistas para que os alunos observassem e fizessem tanto uma analise textual como uma analise da construção da imagem seguindo de um exercício.
  O exercício proposto do elemento visual ponto, foi a criação de uma tirinha de tema livre da qual só poderiam usar pontos, o material usado foi cartolina e tinta guache, para a confecção desse exercício os alunos foram separados em equipes.
  O exercício proposto para o elemento visual linha,foi a criação de uma tirinha usando o elemento proposto e a partir disso foram separadas equipes de quatro alunos onde cada um escolheu  o personagem principal da sua tirinha e o fez usando arame.
|  | 
| Parte 1 do exercício sobre linha | 
|  | 
| Exercício finalizado -  Segunda turma | 
|  | 
| Exercício finalizado - Primeira turma | 
Exercício proposto usando o elemento visual  volume, criação de um personagem principal para a tirinha final, e construção desse personagem usando papel laminado para fazer com que ele criasse volume.
|  | 
| Criação do personagem com papel laminado | 
|  | 
| Criação do personagem com papel laminado | 
Exercício proposto para os  elementos visuais superfície e luz, desenho de observação.
|  | 
| Exercício de observação- Segunda turma | 
|  | 
| Exercício de observação- Primeira turma | 
Exercício proposto para o elemento visual cor, os alunos fizeram as misturas para criação das cores secundárias,  e separação das cores que mais gosta e menos gosta, para o uso nos personagens criados anteriormente.
|  | 
| Exercício de misturadas cores | 
|  | 
| Separando as cores que mais gostam e menos gostam | 
Aula de criação de personagem, estudo de corpo humano e estudo de personagens feitos no estilo chibi.
|  | 
| Estudo do corpo humano | 
|  | 
| Criação de personagem | 
|  | 
| Criação de personagem | 
 Criação da tirinha que irá ser aplicada no muro da escola.
|  | 
| Criação da tirinha- Primeira turma | 
|  | 
| Criação da tirinha- Segunda turma | 
|  | 
| Criação da tirinha - Segunda turma | 
Construção da tirinha no formato do stencil.
|  | 
| Construção do stencil | 
|  | 
| Construção do stencil | 
|  | 
| Construção do stencil | 
Finalizando a Oficina com a aplicação do stencil no muro da escola.
|  | 
| Aplicação do stencil | 
|  | 
| Stencil aplicado- Segunda turma | 
|  | 
| Stencil aplicado- Segunda turma | 
|  | 
| Stencil aplicado- Segunda turma | 
|  | 
| Stencil aplicado -Segunda turma | 
|  | 
| Aplicando stencil-Segunda turma | 
|  | 
| Stencil aplicado-Prmeira turma | 
Os alunos gostaram da oficina, apesar de acharem complicado fazer um stencil da tirinha, eles gostaram do resultado, e uma das coisas mais importantes, eles conseguiram se expressar deixando nas paredes da escola suas reclamações, experiências amorosas, lugares que sentem falta e etc. Acredito que este foi o aprendizado mais importante, essa descoberta da qual eles podem dialogar com o mundo usando outras formas. 
 
I really liked your Information. Keep up the good work. Buy paperline gold
ResponderExcluir