Vivências com o grafite na Escola Ubirajara Índio do Ceará.
As oficinas
aconteceram na escola Ubirajara, índio do Ceará que se localiza na segunda
etapa do Conjunto Ceará, Periferia de Fortaleza. E contou com a participação de
alunos da própria escola, e de três bolsistas, sendo eles na primeira etapa,
Edvania Freitas, Julio César de Sousa e Saulo Tiago e na segunda etapa Edvania
Freitas, Lara Araújo e Wisley Nunes ambos os momentos com a supervisão da
professora Soraya Ribeiro.
No
primeiro período se deu de Abril a Junho com a oficina intitulada de
Experimentando o desenho expandido: processo de ensino e aprendizagem no
pibid/ifce artes visuais. Com o objetivo de possibilitar vivencias no campo das
experimentações do desenho expandido, este se dividia em quatro módulos, a
linha, a fita, o lugar específico, e a luz, primeiro trabalhando o desenho no
papel, depois intervenção a com a linha em espaços da escola, em seguida as
experimentações com a fita na parede, os alunos fizeram o desenho na parede e
lapidaram com estilete, o desenho no campo expandido no pátio da escola, onde
os alunos procuraram ambientes na própria escola que pudessem utilizar para fundi-los
com suas intervenções artísticas, utilizando o próprio espaço e equipamentos da
escola, e por ultimo a luz, que trouxe as experimentações com o light paint
(técnica de desenho com luz de led ou lanterna, os alunos desenham no ar, o
caminho da luz é registrado com câmera fotográfica ou celular em modo lento), a
culminância dessas experiências se deu com uma exposição virtual nas redes
sociais. 
O trabalho se
desenvolveu no período de julho a novembro e teve o intuito de facilitar a compreensão
e o acesso dos adolescentes à ideia da arte urbana, intervenções através do
grafite. A experiência começou com o desenho, em seguida os estudos da cor e a
intervenção no muro. No desenho foi trabalho técnicas de desenho, texturas,
sombra e luz, e outros. No estudo de cor foram trabalhadas, cores primárias,
secundárias, análogas, complementares e experimentação no papel e na parede. Na
experimentação no muro foram trabalhadas técnicas de ampliação com a
experimentação de técnicas de ampliação com projeção de sombra na parede a
partir de um tema definido pelos próprios alunos, definição do desenho,
definição de cores a serem trabalhas nos desenhos, e trabalho de luz e sombra
no muro, e por fim detalhes com spray. A culminância dessa experiência se deu
com exposição dos trabalhos produzidos durante o processo no pátio da escola,
do próprio trabalho final no muro, e exposição virtual. Ambos os trabalhos
também foram expostos e apresentados no Encontro das Licenciaturas (ENALIC)
2014 e no colóquio PIBID 2015.
 
 
 
 
 
 
 
 
Great blog. All posts have something to learn. Your work is very good and i appreciate you and hopping for some more informative posts. Buy Kraft Paper
ResponderExcluir