Vivências com o grafite na Escola Ubirajara Índio do Ceará

By | 09:26 1 comment
Vivências com o grafite na Escola Ubirajara Índio do Ceará.








As oficinas aconteceram na escola Ubirajara, índio do Ceará que se localiza na segunda etapa do Conjunto Ceará, Periferia de Fortaleza. E contou com a participação de alunos da própria escola, e de três bolsistas, sendo eles na primeira etapa, Edvania Freitas, Julio César de Sousa e Saulo Tiago e na segunda etapa Edvania Freitas, Lara Araújo e Wisley Nunes ambos os momentos com a supervisão da professora Soraya Ribeiro.
No primeiro período se deu de Abril a Junho com a oficina intitulada de Experimentando o desenho expandido: processo de ensino e aprendizagem no pibid/ifce artes visuais. Com o objetivo de possibilitar vivencias no campo das experimentações do desenho expandido, este se dividia em quatro módulos, a linha, a fita, o lugar específico, e a luz, primeiro trabalhando o desenho no papel, depois intervenção a com a linha em espaços da escola, em seguida as experimentações com a fita na parede, os alunos fizeram o desenho na parede e lapidaram com estilete, o desenho no campo expandido no pátio da escola, onde os alunos procuraram ambientes na própria escola que pudessem utilizar para fundi-los com suas intervenções artísticas, utilizando o próprio espaço e equipamentos da escola, e por ultimo a luz, que trouxe as experimentações com o light paint (técnica de desenho com luz de led ou lanterna, os alunos desenham no ar, o caminho da luz é registrado com câmera fotográfica ou celular em modo lento), a culminância dessas experiências se deu com uma exposição virtual nas redes sociais.
O trabalho se desenvolveu no período de julho a novembro e teve o intuito de facilitar a compreensão e o acesso dos adolescentes à ideia da arte urbana, intervenções através do grafite. A experiência começou com o desenho, em seguida os estudos da cor e a intervenção no muro. No desenho foi trabalho técnicas de desenho, texturas, sombra e luz, e outros. No estudo de cor foram trabalhadas, cores primárias, secundárias, análogas, complementares e experimentação no papel e na parede. Na experimentação no muro foram trabalhadas técnicas de ampliação com a experimentação de técnicas de ampliação com projeção de sombra na parede a partir de um tema definido pelos próprios alunos, definição do desenho, definição de cores a serem trabalhas nos desenhos, e trabalho de luz e sombra no muro, e por fim detalhes com spray. A culminância dessa experiência se deu com exposição dos trabalhos produzidos durante o processo no pátio da escola, do próprio trabalho final no muro, e exposição virtual. Ambos os trabalhos também foram expostos e apresentados no Encontro das Licenciaturas (ENALIC) 2014 e no colóquio PIBID 2015.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário :

  1. Great blog. All posts have something to learn. Your work is very good and i appreciate you and hopping for some more informative posts. Buy Kraft Paper

    ResponderExcluir